A Educação Sexual e Sexualidade e género na publicidade

Este é um dos temas que mais atenção me desperta…este ano fui designada para ser a Promotora da Educação para a Saúde na minha escola, e isto inclui a Educação Sexual. Um tema que tem tanto de polémico como de suma importância no Ensino em Portugal. Cada vez mais se especula sobre este assunto sem na realidade se dar a devida relevância ao que é realmente importante! Os valores subjacentes a esta temática, a forma como se vive em plenitude consigo próprio e depois nas relações interpessoais que se vão criando…

Parece-me que a Educação Sexual não passa por uma mera exploração da morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino, nem tão pouco pela distribuição gratuita de preservativos e pílulas nas escolas…passa sim por criar uma auto estima indestrutível em cada um dos nossos jovens e um auto conhecimento fortíssimo do seu corpo e do seu “Eu”. Se eu me amo serei capaz de amar os outros…independentemente das suas diferenças…e acima de tudo serei capaz de o respeitar…porque o Amor inclui o Respeito.

A temática abordada no passado dia 6 de Maio, na aula de Didáctica, foi extremamente interessante. Tudo o que nos rodeia está envolto de sexualidade, tudo nos faz um apelo…e quem “tem a faca e o queijo na mão” (publicitários) sabe fazê-lo com a maior destreza e pertinência…Gostei muito de “desmontar” alguns anúncios publicitários e de descortinar a intenção em cada um deles…Julgo ser uma estratégia/actividade passível de se concrectizar numa aula de Formação cívica. Verifiquei que alguns dos comportamentos que por vezes reconhecemos nos nossos jovens como imitações da publicidade…mais não são do que a manifestação da sua própria sexualidade.

Este tema vai acompanhar-me nos próximos tempos…

Deixo a sugestão de leitura de três livros deveras interessantes:

Jovens com Saúde, Diálogo com uma geração, Coordenação de Margarida Gaspar de Matos e Daniel Sampaio, 2009, Texto Editores

Educação Sexual e a Escola, Cosme Puerto, 2009, ID Books

Educação da Sexualidade, Cristina Sá Carvalho, 2008, FSNEC

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: