Trabalho prático – Um desafio!

No passado dia 22 de Abril, a aula de Didáctica dedicou-se à abordagem do trabalho prático. As “discussões” criadas em torno dos diversos temas, são sempre frutíferas e profícuas em ideias e estratégias possíveis de aplicar. Isto deve-se à heterogeneidade do “nosso grupo” e, obviamente, a quem o orienta…

Segundo a autora Laurinda Leite, o trabalho prático engloba o trabalho laboratorial, o trabalho de campo e o trabalho experimental (une as duas vertentes mencionadas). O trabalho prático é um conceito geral e abrangente, inclui todas as actividades que exigem o envolvimento activo do aluno, sendo que esse envolvimento pode ser do tipo psicomotor, cognitivo e/ou afectivo. assim, pode incluir actividades laboratoriais, trabalho de campo, resolução de problemas, exercícios de papel e lápis, a utilização de software educativo, pesquisa de informação, entrevistas à comunidade, entre outros…

Questionei-me sobre o tipo de trabalho prático  que pratico com os meus alunos…sobre a forma como eles o compreendem e caracterizam…muitas vezes influenciados por uma linguagem mais prática e pouco rigorosa que se vai instalando sem se fazer notar…

Na realidade, nos dias que correm, realizar trabalhos práticos com os nossos alunos, nas nossas escolas…torna-se um desafio! Mas é um desafio ganho à partida!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: